Com um discurso do Papa Bento XVI, celebrações litúrgicas, exposições, eventos culturais e "marchas em memória" em diversas cidades, os fiéis poloneses comemorarão o primeiro aniversário da partida de João Paulo II à Casa do Pai.

Na manhã de 2 de abril o Arcebispo de Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz, presidirá uma Missa solene no Santuário Mariano de Lagiewniki. À noite, através de uma conexão especial com a Santa Sé, o Papa Bento XVI falará ao vivo com os jovens.

Do mesmo modo, enquanto no alto das montanhas fogueiras serão acendidas; em sua cidade natal, Wadowice, 20 mil pessoas se juntarão para rezar diante da casa onde o Pontífice nasceu.

Por sua vez, o Arcebispo de Varsóvia, Cardeal Jozef Glemp, celebrará uma Missa na Praça J. Pilsudski.

Além disso, informou-se que no Santuário Mariano de Jasna Gora em Czestochowa, será interpretado o "Réquiem" com a dedicatória "Em homenagem ao Papa João Paulo II", do compositor italiano Giovanni Veneri, composto em 1999.

Milhares de jovens se congregarão sob a janela do Palácio Episcopal de Cracóvia, lugar onde João Paulo II lhes dirigiu vários discursos. Simultaneamente repicará o sino Segismond do Palácio Real de Wawel.