O Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o recentemente nomeado Cardeal William Joseph Llevada, assinalou em uma entrevista concedida à edição européia da revista Times que os políticos católicos devem levar sua fé a sério ou deixar de apresentar-se como políticos católicos.

Em uma entrevista intitulada "Dez perguntas a William J. Llevada", o jornalista da Times pergunta ao Prefeito sobre o tema que mencionou durante o último Sínodo sobre se os políticos católicos deveriam receber Comunhão se é que apóiam políticas contrárias aos ensinamentos da Igreja.

"Existem certos ensinamentos que como católicos devemos aceitar como parte do Evangelho de Jesus", respondeu o Cardeal Llevada. "Quando vê políticos católicos que favorecem o direito ao aborto... alguém tem que se perguntar como é que esta pessoa reconcilia isto com sua fé pessoal. Os políticos católicos precisam levar isto à sério".

"Talvez deveriam dizer ‘não sou capaz de praticar minha fé e ser ao mesmo tempo um personagem público’", acrescentou o Prefeito.

O Cardeal eleito também explicou brevemente a política confirmada pela Santa Sé de não permitir pessoas com inclinações homossexuais nos seminários.

"O documento é muito claro. Assinala que uma pessoa com tendências homossexuais profundas não é adequada para o sacerdócio. Alguém que chega ao seminário vindo de um estilo de vida homossexual não pode ser sacerdote. Se alguém pode demonstrar depois de cinco ou dez anos que é capaz de viver uma vida completamente celibatária, poderia ser possível. Mas seriam necessárias várias avaliações psicológicas e espirituais".