Ao receber os participantes da Assembléia Plenária anual do Pontifico Conselho para as Comunicações Sociais, que preside o Arcebispo John P. Foley, o Papa Bento XVI assinalou que os responsáveis pelos meios de comunicação social precisam ter valores sólidos para não cair vítimas do interesse econômico.

O Papa começou elogiando o compromisso de todos no "importante apostolado" da comunicação, tanto como forma direta de evangelização que como contribuição à promoção daquilo que é bom e verdadeiro em toda sociedade", para referir-se depois a sua primeira mensagem para a Jornada Mundial das Comunicações, dedicado ao conceito de meios de comunicação como "rede que facilita a comunhão e a cooperação".

Também assinalou que hoje compreendemos, mais do que nunca, "a necessidade premente de direcionar esse poder em benefício de toda a humanidade".

Depois, citou as palavras de São Paulo aos Efésios "Já não sois estranhos nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e familiares de Deus". "Esta representação sublime de uma vida de comunhão corresponde a todos os aspectos de nossas vidas e para vós, de modo particular, traduz-se no desafio de fazer com que os meios de comunicação sejam protagonistas de verdade e promotores de paz", disse o Papa.

Para enfrentar esse desafio, prosseguiu, "são necessários valores sólidos e decisão, por parte de quantos trabalham em uma indústria tão influente como a dos meios de comunicação, para assegurar que a promoção do bem comum não se sacrifique jamais a uma busca egoísta do benefício ou a um programa ideológico pouco acreditável".

Apoiar o matrimônio e a família

Bento XVI destacou que em sua mensagem, outro tema capital era "a necessidade urgente de manter e apoiar o matrimônio e a família, fundamento de toda cultura e sociedade" e, nesse contexto, insistiu em que se apresentassem às crianças e jovens modelos elevados "de vida e de amor" que não degradem nem ridicularizem a "dignidade que Deus deu a todo ser humano, nem diminuam o valor da família".

O Papa concluiu convidando os responsáveis pelos meios de comunicação a promover o bem e a verdade, "especialmente a respeito do significado da existência humana e social, e a denunciar a falsidade, sobretudo as tendências perniciosas que corroem a sociedade civil".