O Papa Bento XVI convocou a uma reunião extraordinária com os presidentes dos dicastérios para o próximo dia 7 de abril, na qual segundo fontes do Vaticano, será discutida a reforma da Cúria e as relações com o cisma lefebvrista.

A reunião extraordinária dá seqüência a uma reunião ordinária realizada no mês passado, onde o Santo Padre pediu o parecer dos capidicasterio sobre a aprovação universal do Missal de São Pio V, o rito vigente antes do Concílio Vaticano II.

Nesta inesperada segunda reunião, que se realizará na Sala Bolonha do Vaticano às 10h30 –hora de Roma–, o Pontífice quer reunir opiniões para tomar uma decisão em relação ao Missal de São Pio V e a possível fórmula canônica para reincorporar os seguidores do Arcebispo cismático Marcel Lefebvre à Igreja.

O tema da simplificação da Cúria romana, que começou já com a unificação de quatro dicastérios em dois, também se encontra na programação.

Segundo fontes do vaticano, o tema da simplificação da cúria também poderá ser abordado durante o consistório que o Papa dirigirá nos dias 23 e 24 de março, por ocasião da criação de novos cardeais.