Os participantes do Primeiro Encontro de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades na América Latina, celebrado na semana passada em Bogotá (Colômbia), agradeceram ao Papa Bento XVI "sua paterna proximidade e sua palavra orientadora" mostrando à Igreja e povos no continente "um abraço cheio de amor e esperança".

"Obrigado Santo Padre por ter nos testemunhado sua paterna proximidade e sua palavra orientadora, mostrando à nossa Igreja e a nossos povos um abraço cheio de amor e esperança", expressaram, através de uma carta, os 122 responsáveis por 45 movimentos e novas comunidades, além de 32 bispos, junto com a presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e uma representação do Pontifício Conselho para os Leigos.

Desta maneira, informa a Rádio Vaticano, os participantes do Encontro, reunidos sob o tema "Discípulos e missionários de Cristo hoje", agradeceram ao Santo Padre a solicitude com a qual seguiu esta iniciativa conjunta do mencionado dicastério Pontifício e do CELAM, bem como a mensagem que quis enviar-lhes por meio do Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano.

A missiva indica que a escolha do tema do Encontro "é um sinal da consciência que tem a Igreja da América Latina da urgência fundamental sobre o momento que vive". Quer dizer, a permanência da fé, sua transmissão, seu frutificação em todas as dimensões da vida das pessoas, as famílias e as nações da América Latina.

A carta pondera que diante do risco real de perda do patrimônio da fé católica na América Latina, o Documento de Participação na V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano destaque que "não basta falar de ‘nova evangelização’" e que "é necessário voltar a despertar o interesse por Jesus Cristo e seu Evangelho".

Trata-se, prossegue a carta, de uma tarefa especialmente árdua hoje, pois são já muitas as pessoas que pensam que já o conhecem ou o confundem com uma vaga religiosidade. Por isso, é preciso "recomeçar a partir de Cristo", como novo início, na novidade, atualidade, realidade e fascinação de seu encontro e seguimento, de sua comunhão com Ele.

Fazendo referência à mensagem enviada pelo Papa Bento XVI no início do Encontro, a carta destaca que a esperança da Igreja "é que os Movimentos e Novas Comunidades contribuam para dar um renovado impulso à evangelização de todos os setores da sociedade, do mundo do trabalho e da família, da cultura e da educação, enfim, em todos aqueles campos em que se desenvolve a vida dos homens de hoje".

Assim, o texto indica que para responder às expectativas do Santo Padre se deve priorizar a "formação cristã", o "anúncio forte" e "o compromisso na especial atenção para os que sofrem, os pobres e os marginalizados".