O Prefeito de Toledo, José Manuel Molina, anunciou nesta segunda-feira a saída de sua Prefeitura da promoção da obra blasfema "La revelación" de Leo Bassi, que será representada neste sábado na cidade como parte do Festival Independente T+T.

Em uma entrevista coletiva, Molina deu a conhecer o repúdio à inclusão da mencionada obra no Festival assinalando que se desconhecia o que se realizaria, ao não estar incluída no projeto de subvenção. Do mesmo modo, anunciou que várias patrocinadoras também se retiraram da promoção da apresentação.

Depois de lembrar que a obra é muito crítica e desqualificadora das figuras da Virgem Maria e Jesus Cristo, o Prefeito disse que era muito claro que se tivesse sido contra Maomé "já teria sido retirada".

Na Cidade das Três Culturas, disse o burgomestre, é preciso respeitar o cristianismo, o mundo judeu e o muçulmano e não só dizer que se tem este título de cidade da tolerância e a convivência, mas sim terá que vivê-lo. Como Prefeitura, "não vamos patrocinar nenhuma atividade que vá contra alguma das três religiões".

"Verdadeiro insulto à Igreja"

Neste domingo, o Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares, qualificou de "blasfemo, anti-cristão" e um "verdadeiro insulto à Igreja", o espetáculo de Leo Bassi que será representado em um centro educacional da cidade. Trata-se de "um atentado contra a liberdade religiosa" e uma "violação de direitos fundamentais".