O Cardeal Julio Terrazas Sandoval, Arcebispo de Santa Cruz de la Sirrra, afirmou em sua primeira homilia logo depois de sua viagem à Alemanha, que a Bolívia necessita de uma transformação autêntica e não mudanças egoístas cheias de discursos. "Esta etapa de mudança merece uma transfiguração, não bastam certas decorações e palavras bonitas", advertiu.

O Cardeal chamou a deixar as palavras "decorativas" e começar a produzir a verdadeira mudança desde baixo. "É importante que desçamos até embaixo para continuar trabalhando", acrescentou.

Para o Cardeal, é preciso trabalhar, deixar a prepotência e a injustiça e concretizar a mudança tão anunciada pelo Presidente Evo Morales.

O Arcebispo de Santa Cruz lembrou que "irmãos e irmãs que se dedicaram a assaltar, aquelas vítimas do narcotráfico, todo aquele que acumula e não se importa com os mais pobres, precisam de uma mudança".

"É necessário que desapareçam esses rostos deformados, que às vezes não encaramos ou contribuímos para que se desfigurem mais. Aqui esta a mensagem do Senhor hoje, e seu desejo de nos salvar a todos", precisou.