O Semanário Desde la Fe, órgão informativo da arquidiocese do México, expressou seu acordo com os bispos dos Estados Unidos em que a lei anti-imigrante que está sendo promovida no país do norte  é desumana e não deve ser obedecida.

Em seu editorial, o semanário advertiu que se a lei for aprovada, aumentariam  “os abusos e a exploração dos imigrantes ilegais”, e se “chegaria a novas expressões de discriminação e xenofobia”.

Destacou também que os bispos dos Estados Unidos têm levantado sua voz de protesto contra essa legislação e anunciaram que se for aprovada, não a obedecerão. Acrescentou que, como afirmou “nosso Arcebispo, o Cardeal Norberto Rivera Carrera, uma lei injusta não pode ser obedecida”.

Entretanto, Desde la Fe lembra que no México devem ser  “criadas condições de vida para todos os cidadãos, com a finalidade de que termine este indignante forma de migração”.

Explicou que “devemos buscar mais criativamente fortalecer a classe média e eliminar os extremos injustos de pobreza e de riqueza desproporcionada”. Além de “buscar com responsabilidade manter a estabilidade econômica e ampliar a competitividade de nosso país”.

Em dezembro passado a Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei apresentado  pelo congressista James Sensenbrenner, que exige a todo tipo de organização social e humanitária, inclusive as igrejas, pedir documentação legal dos imigrantes antes de ajudá-los. O texto estabelece que quem ajudar a um imigrante ilegal será multado. Agora se espera o pronunciamento do Senado.