O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, denunciou que "o surgimento de uma cultura anti-familiar impulsionada pelo poder sempre provoca um vazio humano e espiritual nas vidas dos jovens".

"O surgimento de uma cultura anti-familiar, que tenta se impor nas convicções e nos costumes sociais com o objetivo do domínio e manipulação pessoal e comunitária do homem, provoca sempre um vazio humano e espiritual nas vidas das crianças e jovens", explicou o Cardeal.

Em uma carta intitulada "Família e escola em diálogo educativo", publicada por ocasião da Jornada Diocesana de Ensino a realizar-se neste sábado, o Cardeal lembrou que a coordenação entre a escola e a família potencializará sua capacidade educativa, e a descoordenação de responsabilidades entre ambas, irá diminui-la.

"A família continua tendo uma missão insubstituível na educação dos filhos, quanto comunidade de vida fundada no amor fiel do homem e a mulher. A escola, assim que instituição educativa que tem que formar a pessoa em suas diversas dimensões, não deve relegar ao âmbito privado as crenças morais e religiosas dos alunos, pois estas têm suma importância na hora de configurar plenamente sua personalidade.", anotou.

O Arcebispo de Madri indicou que "os vaivéns da alternância política põem em risco a tão necessária estabilidade do sistema educativo, indispensável para adotar as medidas efetivas que permitam acabar com a elevada porcentagem de fracasso escolar e obter uma melhora da qualidade educativa em todo o sistema escolar".