A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) deu a conhecer os nomes dos membros da comissão eclesiástica que "terão a responsabilidade de facilitar espaços de encontro e de diálogo entre os políticos" para que cheguem a acordos fundamentais e se gere um clima de paz e entendimento nas próximas eleições.

O porta-voz da CEV e Bispo de Puerto Cabello, Dom Ramón Viloria, assinalou que os integrantes desta comissão deverão acompanhar desde a missão pastoral e evangelizadora da Igreja o povo venezuelano neste ano eleitoral. Do mesmo modo, expressou que as pessoas designadas são de ampla aceitação e coincidência entre os episcopais e leigos consultados, todos eles de reconhecida competência e experiência em assuntos jurídicos e sociais.

Destacou que esta comissão designada pela CEV terá como missão facilitar entre os diversos atores políticos, diálogos e encontros que contribuam para gerar um ambiente propício ao desenvolvimento confiável e transparente das próximas eleições; e, a médio e longo prazo, fomentar o andamento de programas formativos e conscientizadores inspirados no recém publicado Compêndio de Doutrina Social da Igreja.

A Comissão, presidida pelo Bispo de Los Teques, Dom Freddy Fuenmayor; está integrada também por Dom José Luis Azuaje Ayala, Presidente de "Cáritas Venezuela" e da Pastoral Social da CEV; Dom Saúl Figueroa Albornoz, Presidente da Comissão Episcopal de Leigos; Pe. Luis Ugalde, Reitor da Universidade Católica Andrés Belo (UCAB) e observador de processos eleitorais; Pe. Luis Tineo, Diretor do semanário católico La Iglesia Ahora e pároco da Anunciação do Senhor (Caracas); o Decano da Faculdade de Direito da UCAB, Jesus María Casal; o Presidente do Conselho Nacional de Leigos, Mario González Casado; Carmen Elena Crespo do Hernández e a irmã mercedária Neida Rojas, membro do Concílio Plenário da Venezuela.