O Presidente de "Cáritas Venezuela", Dom José Luis Azuaje, anunciou o início da Campanha Compartir 2006, que neste ano está dedicada ao tema dos cárceres.

Durante a apresentação, o Prelado reconheceu que os centros penitenciários são vistos muitas vezes com desprezo porque são considerados "‘depósitos de gente indesejável pela e para a sociedade’, e se esquecem que ali estão seres humanos pagando suas faltas, e que estes seres também têm direitos".

Dom Azuaje advertiu que "por detrás de cada pessoa presa há uma família que sofre os tantos vexames das longas filas, requisições e falta de segurança, para poder ver seu ente querido".

Nesse sentido, lançou um chamado ao Estado e aos que estão na responsabilidade de "trabalhar para a dignificação dos detentos e a humanização dos cárceres", a "cumprir os projetos e programas que promovam uma justiça restaurativa". Disse que agilizar os processos e oferecer "aos privados de liberdade, condições dignas para cumprir sua condenação e oportunidades para a reinserção social", é "uma responsabilidade que o Estado não pode evitar".

Estiveram também presentes na entrevista coletiva o Bispo de São Fernando de Apure e membro da Comissão Episcopal de Pastoral Social, Dom Víctor Manuel Pérez; e a Diretora Geral, a socióloga Janeth Márquez.