A Associação de Vítimas do Aborto (AVA) lembrou, no Dia internacional da Mulher, que o aborto é o problema mais grave para a saúde das mulheres na Espanha e insistiu ao Governo e às Comunidades Autônomas a propor alternativas eficazes frente a esta dramática situação.

A AVA assinalou que as mais de duas mil mulheres escutadas e atendidas por essa organização nos últimos anos querem comunicar à sociedade que o problema mais grave para a saúde e felicidade das mulheres na Espanha é o aborto.

A presidente da associação, Esperanza Puente, indicou que "existe uma desamparo social à mulher grávida, especialmente se esta for imigrante" e acrescentou que os centros onde se realizam estas práticas nunca informam sobre a síndrome pós-aborto. "Esta pratica é uma manifestação de violência contra as mulheres, já que ao ser uma intervenção traumática causa numerosas seqüelas físicas e psicológicas, acrescentou.

Segundo prognósticos da AVA, neste ano poderá chegar a um milhão o número de mulheres vítimas do aborto na Espanha desde sua legalização em 1985.