Graças ao Convênio de Iluminação de Catedrais e Monumentos Religiosos assinado em 2001 pela Conferência Episcopal Colombiana e a fundação espanhola Endesa, desde a sexta-feira passada a Catedral Basílica da Santa Marta está mais radiante e bela, logo depois de terminados os trabalhos de reforma no templo.

As obra tem um investimento de 133 milhões de pesos (quase 60 mil dólares) e inclui 17 lustres para a iluminação do primeiro andar; 47 refletores para a iluminação do segundo andar do campanário, a cúpula central e as cúpulas do terceiro andar do campanário; e três refletores para ressaltar o interior do cupulino da cúpula central e a parte interna do campanário.

A inauguração das obras contou com a presença do Bispo da Santa Marta, Dom. Hugo Puccini Banfi, o Prefeito dessa cidade, José Francisco Zúñiga Riascos e os representantes da mencionada fundação espanhola.

Dom Puccini indicou que com esta iluminação "a Catedral está simplesmente majestosa" e é parte das obras arquitetônicas mais destacadas do país por sua relevante riqueza religiosa e cultural. A Basílica da Santa Marta se torna assim a vigésima quarta catedral iluminada como parte do Convênio.