O Bispo de León e Presidente da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), Dom José Guadalupe Martín Rábago, afirmou em sua mensagem de Quaresma que "ao tirar os alicerces divinos se atropela a dignidade humana e se cai na decomposição social".

"A Igreja viu que ao tirar os alicerces divinos, os povos se mostram incapazes de promover uma convivência na justiça e na fraternidade, atropela-se a dignidade humana e se cai na decomposição social", indicou o Prelado.

Do mesmo modo, lembrou que sem o suporte do divino "resta apenas o materialismo, cujos frutos são evidentes: egoísmo, perda de valores fundamentais, injustiça, ambição de ter e poder sem limites, as forças sociais se tornam violentas e criam um ambiente que gera medo e desconfiança".

Para o Presidente da CEM, o poder "cede com facilidade à corrupção" e se utiliza para "o enriquecimento, dominar e adquirir influência. É lastimoso constatar atropelos de alguns guardiães da ordem e alguns servidores públicos".

O Bispo de León questionou a crise política, social e econômica que vive o país, "como revelam o desemprego, a falta de credibilidade e confiança em instituições chaves para a vida nacional, a violência e a falta de segurança" e manifestou que "em muitos setores da sociedade aparecem o desalento, o cansaço, a confusão e o pessimismo". Tudo isso por não incorporar os ensinamentos de Cristo no poder, a educação, as famílias e os meios de comunicação.

Afirmou que quando a educação se centra apenas em uma mera informação de conhecimentos e em adquirir capacitação técnica, "os jovens são sensíveis apenas ao ter, ao monopolizar". Inclusive "não se pode reconhecer e assumir a autêntica função dos bens, dos meios de produção, do trabalho, do comércio, dos instrumentos de comunicação social".

As famílias que "cedem à força do mal; não resistem à pressão dos meios de comunicação e caem no materialismo, na falta de respeito à vida, na infidelidade, na desintegração", expressou e pôs como exemplo os jovens, que "vão crescendo sem rumo nem ideais. Sua aspiração à liberdade e à autenticidade se vê impedida pela imposição de costumes e modas alheias a nossa cultura. Os meios de informação geram neles um falso conceito do amor e do sentido da sexualidade. Alguns caem na degradação das drogas e o abuso do álcool".