A Conferência Episcopal Tarraconense e a Federação de Cristãos da Catalunha planejam a criação de uma agência de notícias cristãs da Catalunha com o objetivo de melhorar a informação prestada na e sobre a Igreja.

Uns vinte profissionais da informação católica se reuniram em Barcelona convocados pelo Secretariado Interdiocesano de Meios de Comunicação Social da Conferência Episcopal Tarraconense (SIMCOS) e a Federação de Cristãos da Catalunha, uma associação dedicada à difusão dos princípios cristãos e sua aplicação na sociedade.

Na reunião intevieram o ex-Diretor Geral de serviços de radiodifusão e televisão da Generalitat de Catalunha, Agustí Gallart, um dos impulsores do projeto; Dom Joan Carrera, bispo responsável da pastoral dos meios de comunicação da Conferência Episcopal Tarraconense e o diretor da agência de notícias  Zenit, Jesús Colina.

Segundo deu a conhecer Zenit, Gallart ressaltou que um dos objetivos da agência será melhorar a situação atual, na qual “a Igreja  geralmente está presente nos meios de comunicação em termos negativos” e nos quais faz falta  “uma visão global do que é”.

Dom Carrera destacou também a necessidade de melhorar a informação na Igreja, para fazer diminuir a desinformação e rumores que costumam se espalhar na mídia.

Por sua vez, Carles Sánchez, diretor do SIMCOS e Delegado de Meios de  Comunicação Social do bispado de Gerona apontou a necessidade de meios de comunicação de Igreja “de toda Catalunha”, que requerem a união física e ideológica de projetos comunicativos das diversas dioceses.

Por último, Colina destacou como elementos indispensáveis para o bom desenvolvimento de uma agência de notícias deste tipo era necessário uma boa equipe de pessoas e de unidade entre seus gestores.