O Semanário Desde la Fe, órgão da arquidiocese do México, assinalou que a responsabilidade pela tragédia mineira em Pasta de Conchos deve ser compartilhada por autoridades governamentais, empresários e líderes sindicais; que, por causa da corrupção, negligência ou ambição, deixaram de lado a segurança dos trabalhadores.

Em sua página editorial, o semanário indica que o ocorrido "revela muitas anomalias" dentro da indústria mexicana, onde autoridades estatais e federais negligentes "não cumprem com sua responsabilidade de exigir melhores condições trabalhistas para quem diariamente arrisca a vida na extração de metais e carvão". Do mesmo modo, denunciou os líderes sindicais corruptos "que só procuram seus benefícios e não os de seus agremiados".

"Infelizmente também está à vista a voracidade e a ambição das empresas mineiras, que exploram os operários com salários absolutamente desproporcionais em relação aos riscos que implica esta perigosa atividade", lamentou.

Nesse sentido, afirmou que os mineiros mexicanos estão em desvantagem com os de outros países. "Enquanto os empresários enriquecem escandalosamente, estes vivem consumidos na pobreza, sem muitas esperanças de sair de sua situação", indicou.

Finalmente, o semanário pede que a morte dos 65 mineiros em Pasta de Conchos "não seja inútil". "Que sua morte não fique só como um escândalo sem transcendência; que sejamos capazes de procurar respostas novas a nossos problemas antigos", sentenciou.