Dom Juan Rubén Martínez, Bispo de Posadas, considerou que "o jejum, a esmola e a oração, nos ajudarão nesta Quaresma a recolocar ‘os valores’ e colocar Deus como único absoluto".

O Bispo de Posadas lamentou que "pelo contexto consumista e certo individualismo se tende a desvalorizar o jejum, a esmola e a oração onde, com estes gestos de amor solidário ou de comunhão de bens ou privação de algo, procuramos como comunidade eclesiástica testemunhar que nosso único absoluto é Deus".

"Não devemos cair em uma fé individualista", insistiu, ao mesmo tempo em que explicou que fazê-lo é "realizar um exame de consciência quaresmal sobre como vivemos o amor a Deus e aos irmãos".

"Neste contexto –acrescentou– o individualismo e a despersonalização ou massificação, dificultam a geração de uma sociedade que personalize e permita relações de comunhão e a formação de comunidades".

"Às vezes corremos o risco de viver uma fé individualista que tende a se paganizar com rituais supersticiosos ou, pior, a extinguir-se e a pôr o próprio critério sobre a proposta que o Senhor nos faz", concluiu.