Ao celebrar ontem o encontro tradicional no início da Quaresma com o clero da diocese de Roma, o Papa Bento XVI afirmou que, sobretudo neste tempo litúrgico, "devemos reafirmar nossa vocação que é uma opção fundamental pela vida".

No encontro, celebrado na Sala das Bênçãos, participaram junto ao Cardeal Camillo Ruini, Vigário do Papa para essa cidade, os bispos auxiliares e mais de 800 sacerdotes que realizam sua missão nas 337 paróquias romanas.

O Santo Padre não pronunciou um discurso, preferindo em troca, responder às perguntas dos párocos da capital. O encontro durou cerca de duas horas e foi aberto com uma homenagem ao Pe. Andrea Santoro, o sacerdote romano assassinado em 5 de fevereiro passado na Turquia.

Bento XVI pediu aos sacerdotes de Roma que prestassem uma "atenção especial" à situação das famílias da capital e falou da defesa da vida, lembrando que "principalmente na Quaresma devemos reafirmar nossa vocação que é uma opção fundamental pela vida".

Mais adiante, o Papa se referiu à oportunidade de abrir uma reflexão sobre o papel, também institucional, da mulher na Igreja e citou os exemplos da Madre Teresa de Calcutá, Santa Catarina de Siena, Santa Brígida e Santa Hildegarda que deram uma contribuição extraordinária à vida eclesiástica.

Finalmente, o Santo Padre citou sua encíclica "Deus caritas est", para dirigir palavras de agradecimento a quantos, como testemunhas do amor cristão se dedicam ao serviço dos demais, principalmente dos pobres e os doentes e frizou que o "sentido último da Cruz" era o oferecimento da própria vida pelos demais.