O Bispo de San Isidro, Dom. Jorge Casaretto, revelou que um dos objetivos do encontro que teve  com o Presidente da Nação, Néstor Kirchner, "foi explicar-lhe bem como funciona a Igreja" e que entenda que este não é “um fator de poder mais”.

Dom Casaretto, que além disso é titular de Cáritas, declarou à imprensa que a Igreja "não é mais um fator de poder, ou mais uma corporação" na Argentina e expressou que as declarações dos bispos tentam "contribuir para o bem comum, não buscam interesses de grupo".

Desta maneira, o Prelado deu alguns alcances sobre a conversação de quase 40 minutos que manteve com o mandatário.

"Minha experiência demonstra que os políticos às vezes vêem a Igreja como um fator a mais de poder, e nós não somos isso, não somos uma corporação a mais na Argentina", reiterou o Bispo.

Nesse sentido, Dom Casaretto disse que "é preciso entender as declarações dos bispos, que normalmente tratamos de contribuir para o bem comum e não estamos buscando interesses de grupo nem de poder, pelo contrário,  nosso trabalho é facilitar o encontro, a comunhão dos argentinos".

"Os bispos não temos que acentuar a polêmica mas tratar de tranqüilizar os ânimos e buscar o bem comum argentino e não demorar  em polêmicas que são um pouco estéreis", reiterou em alusão implícita às críticas de Kirchner contra o Arcebispo de La Plata, Dom. Héctor Aguer.

Dom. Casaretto também explicou que visitou a Casa de Governo "como representante de Cáritas, e não como membro do Episcopado argentino" e esclareceu que não  fala “em nome das autoridades da Igreja, mas como presidente de Cáritas".