O Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, Arcebispo Paul Cordes, assinalou que embora as estruturas sejam necessárias, algumas instituições eclesiásticas ao norte dos Alpes precisariam se desapegar do institucionalismo e ter maior espírito apostólico e alegria na fé.

Conforme informa a agência Kath.net, o Arcebispo alemão assinalou ao jornal Rheinischen Post, que "provavelmente em nosso tempo, as pesoas da Igreja ao norte dos Alpes mostram pouca disposição para a mudança, bem como para aprender, e permanece muito apegada a manter instituições".

"As estruturas são certamente necessárias –opinou Dom Cordes– mas necessitam mais do espírito apostólico e a alegria na fé que outras associações eclesiásticas na Alemanha possuem, e que devem por isso fazer-se mais conhecidos", citando como exemplo alguns Movimentos Eclesiásticos como Schönstatt, Comunhão e Libertação e outros.

Estes Movimentos "atraem todos os anos à fé cristã milhares de pessoas, a pesar do secularismo reinante", afirmou o Arcebispo.

Não obstante, convidou os católicos alemães a orientar-se e abrir-se a novos modelos pastorais e formas de anúncio de outras partes do mundo, pois a "globalização pode ser boa ocasião para a Fé" assinalou com convicção o Prelado.