As organizações pro-vida Priests for Life (Sacerdotes pela Vida) e Concerned Women for America (CWA) receberam com beneplácito a decisão unânime da Corte Suprema dos Estados Unidos pela qual os protestos pacíficos que se realizam fora das “clínicas” abortivas não se consideram extorsão.

Os juizes falharam por oito votos contra nenhum no caso da abortista NOW (Organização Nacional de Mulheres) contra Scheidler. Após 19 anos de litígio, Joseph Scheidler e outros ativistas pro-vida foram exonerados de todos os cargos.

A Presidenta do CWA foi uma das testemunhas no caso e explicou que nunca houve violência nas manifestações fora das “clínicas” abortivas. Por sua parte, o diretor nacional de Priests for Life, Pe. Frank Pavone, assinalou que “por décadas, neste e muitos outros casos, os grupos pró-choice (abortistas) trataram de retratar aos grupos pro-vida como violentos. Hoje, essa estratégia falha mais uma vez”.

O sacerdote também insistiu aos cidadãos pro-vida ser mais ativos. “A resposta adequada a este falho é aumentar nossa presença pacífica e legal nos centros de assassinato, sem medo ao ridículo, aos falsos arrestos e à perseguição”. Do mesmo modo, manifestou que os pastores devem acompanhar seus fiéis nos protestos de oração nos subúrbios das clínicas abortivas. “A Corte Suprema leva muito a sério a Primeira Emenda, nós também devemos fazê-lo”, acrescentou.

Por sua parte, o Pe. Thomas J. Euteneuer, Presidente de Vida Humana Internacional, afirmou sobre o particular que “a sentença da Corte Suprema coloca ponto final a duas décadas de abuso das forças abortistas contra um dos heróis pro-vida do Estados Unidos. É nosso desejo que a decisão de hoje seja arauto de melhores notícias ainda que provenham do nosso mais alto tribunal. Se torna cada vez mais evidente o dia em que nossa nação reconheça a iníqua realidade do aborto e que os dias de Rói vs Wade estão contados”.