O Arcebispo de São Domingos, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, exortou as autoridades e empresários a unir esforços para erradicar do país essa "pobreza desumana e vergonhosa" que afeta grande parte dos dominicanos.

Durante a Missa Te Deum celebrada na Catedral Metropolitana pelo 162 aniversário da independência nacional, o Cardeal também pediu "promover a honestidade, a austeridade em geral, e mais em concreto, a austeridade governamental e empresarial". Explicou que isso "significa mais investimento e menos consumo, mais criatividade e menos privilégios, e a prática da sinceridade".

"Temos que nos esmerar em promover o amor e a dedicação ao trabalho, no sentido de responsabilidade e cumprimento do próprio dever, a honestidade", acrescentou. Do mesmo modo, afirmou que o futuro do país está vinculado a uma educação integral da população, "adaptada à realidade de hoje" e beneficiada "dos múltiplos adiantamentos das ciências educativas e da tecnologia".

O Cardeal López Rodríguez indicou que o país necessita de uma cultura política que entenda que a autoridade é um serviço ao bem comum, além disso do respeito às instituições e ao sistema democrático previsto na Constituição. "Reconheço que se adiantou nos anos recentes com várias reformas introduzidas, mas se deve continuar com o processo iniciado, sem timidez e com decisão", assinalou.

O Arcebispo lembrou que não se pode renunciar à fé e a esperança para o futuro, e que o bem que hoje se fizer a favor do país será a garantia de um futuro promissor.