A controvertida seita "Meninos de Deus/ A Família", conhecida internacionalmente pela promoção da prostituição e o abuso de menores, encontra-se desenvolvendo atividades em âmbitos educativos da região de Valência (Espanha), sob o disfarcm de "Comunidades Missionárias de Levante".

A denúncia foi feita pelo renomado especialista em seitas e líder da Fundação SPES, José María Baamonde, que destacou que o grupo, criado em 1968 pelo americano David Berg, caracteriza-se "por ter instaurado um ‘ministério da prostituição’ para a captação de adeptos e o lucro de benefícios econômicos".

"Como resultado dos problemas que lhe causaram estas práticas –lembra Baamonde– em 1978 o líder do movimento, também conhecido como ‘Moisés Davi’ ou simplesmente ‘Mo’, ordenou às diversas colônias existentes no mundo e através da carta ‘RNR’, passar à clandestinidade e não utilizar mais o nome de ‘Meninos de Deus’".

É por isso, continua o destacado especialista "que a partir daquela data começam a apresentar-se com dezenas de nomes diferentes. Do mesmo modo, e como esta amplamente registrado em documentação de uso interno do movimento, os escritos do fundador promovem o abuso de menores".

Segundo o diretor de SPES, "ocultando suas verdadeiras origens, encontram-se promovendo em diversas instituições educativas material áudio-visual como os vídeos 'Treasure Attic', em sua versão em língua inglesa, sob a marca de ‘Produções Aurora’, uma das tantas denominações utilizadas pelo grupo, como o foram em seu momento 'Magia Celeste, e Chiqui Vídeos', além de fitas cassetes, CDs e livros com ilustrações supostamente pedagógicas".

Do mesmo modo, informa Baamonde, os membros da seita oferecem a assinatura à revista Conecte-se, sessões de teatro de fantoches, representações com palhaços e um show infantil de canções em jardins da infância, hospitais e orfanatos, além de colégios.

A Fundação SPES é uma entidade especializada no estudo, formação de pessoal especializado e em toda a fenomenologia associada com o universo das seitas e os chamados novos movimentos religiosos. visite o site da SPES: ttp://www.infospes.com.