Em sua mensagem anual pela Quaresma, o Bispo de Cádiz e Ceuta, Dom Antonio Ceballos Atienza, lembrou que "a negação de Deus termina, cedo ou tarde, com a negação do próprio homem" , enquanto os exortou a ter profunda misericórdia e amor.

Conforme informou a agência AVAN, Dom Ceballos lembrou aos fiéis que em sua mensagem quaresmal "O Papa Bento XVI chama a atenção sobre uma realidade muito debatida no momento atual: o problema do desenvolvimento. E nos convida a ter como Jesus um coração capaz de se compadecer: ‘Ao ver Jesus as pessoas, se compadecia delas’ (Mt 9,36)".

Em relação ao tema da promoção do desenvolvimento integral do qual fala o Santo Padre em sua mensagem quaresmal, Dom Ceballos Atienza assinalou que "é necessário que nosso 'olhar' sobre o homem se assemelhe ao de Cristo, pois o cristão não pode permanecer indiferente diante desta situação".

Do mesmo modo, o Prelado lembrou que "a oração e o jejum na quaresma é uma parte da rica tradição cristã que a Igreja propõe para nos conformar com esse 'olhar' compassivo. Cumprir com a intenção profunda do jejum quaresmal deve nos levar a poder tirar do que nos é supérfluo e dar aos que carecem do necessário". "Às vezes, gastamos e esbanjamos, como se não existissem os pobres e a fome no mundo" anotou.

Dom Ceballos considerou também que nos tempos atuais "prescindir de Deus e do amor de Deus é pretender construir a vida sobre areia movediça e não sobre o chão firme da vida que é Deus. A negação de Deus termina, cedo ou tarde, com a negação do homem mesmo. Basta lançar um olhar a nosso redor para se convencer disso. Como dizia a beata Teresa de Calcutá: "a primeira pobreza dos povos é não conhecer Cristo" destacou.