O Arcebispo de Toledo e Primaz da Igreja na Espanha, Dom Antonio Cañizares Llovera, agradeceu ao Papa Bento XVI sua designação como novo cardeal e afirmou que em nenhum momento se sentiu como "Príncipe da Igreja", mas apenas um "servo e nada mais que um servo".

Em uma entrevista coletiva, o futuro Cardeal disse que a nomeação é um "gesto de confiança" do Pontífice para com ele, a arquidiocese de Toledo e a Conferência Episcopal Espanhola. "Neste agradecimento também se inclui a ação de graças a quem o devo tudo, que é Deus nosso Senhor", expressou.

O Arcebispo manifestou que lhe pareceu muito próprio do Santo Padre dar a conhecer hoje o nome dos novos cardeais, dia em que se celebra a Cátedra de São Pedro, dado o estreito vínculo que existe entre o Colégio Cardinalício e o Sucessor do Pedro.

O Colégio de Cardeais, indicou, tem "como missão colaborar com o Papa em seu ministério de confirmar a fé apostólica, garantir e fortalecer a comunidade eclesiástica, presidir servindo na caridade e alentar a esperança em toda a Igreja".

"Também está dentro da graça que me concede ajudar o Papa com todas minhas forças. Estar a seu lado em tudo, viver inquebrantávelmente a comunhão com ele e ser instrumento dessa comunhão; compartilhar suas insônias e trabalhos apostólicos com essa unidade singular que entranha formar parte do Colégio Cardinalício", afirmou.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Reações positivas

Conforme informou a agência AVAN, a cidade valenciana de Utiel, terra natal de Dom Cañizares, celebrou a designação às primeiras horas da manhã com um repique geral de sinos.

Por sua vez, o Núncio Apostólico na Espanha, Dom Manuel Monteiro do Castro, expressou junto ao Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, sua "enorme alegria e satisfação". Dom Monteiro qualificou o Arcebispo do Toledo como "uma pessoa muito bem preparada, com um extenso currículo acadêmico, além de membro da congregação mais importante da Igreja, a Congregação para a Doutrina da Fé".

O Arcebispo de Granada, Dom Francisco Javier Martínez, enviou um telegrama felicitando o Prelado pela designação e afirmou que se trata de "um presente e uma alegria para a Igreja em Granada".

Do mesmo modo, somando-se às demonstrações de carinho e amizade ao Dom Cañizares, o Prefeito de Toledo, José Manuel Molina, anunciou que vai propor que a medalha de ouro e o título de Filho Adotivo da cidade sejam concedidos ao futuro Cardeal.