Na carta dirigida aos membros da Assembléia geral da Congregação da Missão (Vicentinos), o Papa João Paulo II lembrou que levar a boa nova aos pobres continua sendo uma tarefa urgente.

Na carta dirigida aos vicentinos reunidos em Roma de 5 a 29 de julho para celebrar sua 40 assembléia geral, o Pontífice destacou que “São Vicente de Paul considerou a evangelização   dos pobres e formação  do clero a chave de vossa congregação. Vosso apostolado, ao crescer e difundir-se por todo o mundo, adotou naturalmente novas formas, mas esses dois aspectos continuam sendo centrais”.

“Quatro séculos  depois de  vossa fundação, a tarefa de ‘levar a boa nova aos pobres’ é mais urgente do que nunca. Aos milhões de pessoas que carecem em todo o mundo do que é básico para a vida,  é preciso acrescentar as  muitas formas de pobreza que afligem o mundo moderno”, diz o Papa.

“Vossa  congregação –acrescenta- está chamada a explorar novos caminhos para levar a mensagem libertadora do Evagelho a nossos irmãos e irmãs que sofrem”.

“Muitas gerações de sacerdotes –prossegue  o Santo Padre- agradeceram a vossa congregação pela formação que receberam. Não se pode subestimar a importância deste apostolado. Portanto, é fundamental que os sacerdotes que se dediquem a esta tarefa sejam exemplares: sacerdotes com maturidade humana e espiritual, experiência pastoral, competência profissional, capazes de trabalhar em equipe”.

Ao final, o Papa destaca a “contribuição sobressalente” da congregação e acrescenta: “Tendes  também ante vós uma grande história! Enquanto estudáis  a melhor forma de viver o carisma vicentino vos dirijo esta mensagem: ‘Duc in altum!’. Remai mar adentro! Não tenhais medo de aventurar-vos, de lançar as redes para a pesca.O Senhor  será vosso guia!”.