O Arcebispo de Caracas, Dom Jorge Urosa Savino, afirmou que sua nomeação como cardeal significa para ele uma entrega cada vez maior a Deus e indica a importância que o Papa Bento XVI dá à Igreja na Venezuela.

Em declarações à imprensa local, o futuro Cardeal expressou que se sentiu "aflito" ao saber de sua nomeação. Disse que embora na segunda-feira passada o Núncio Apostólico, Dom Giacinto Berloco, tivesse informado sobre a decisão, não esperava que fosse tão logo.

"É uma maior responsabilidade, é uma exigência de uma entrega cada vez maior a Deus e a todo o povo de Caracas, que é minha arquidiocese, a qual eu me devo e, é claro, a Venezuela. Esses são os sentimentos de alegria, de gratidão e ao mesmo tempo de saber que é um compromisso maior", indicou.

Do mesmo modo, acrescentou que esta distinção do Pontífice "nos compromete , os bispos, sacerdotes e religiosos, e os fiéis" a dar maior testemunho ao mundo.

Por outro lado, Dom Urosa assinalou que nesta quinta-feira a Conferência Episcopal da Venezuela dará a conhecer se participará ou não, das postulações para a diretoria do Conselho Nacional Eleitoral. Nesse sentido, lembrou a necessidade de desenvolver um maior diálogo entre os setores para obter "um grande acordo político"que gere confiança de frente às próximas eleições presidenciais.

Embaixador destaca nomeação

Por sua vez, o Embaixador da Venezuela na Santa Sé, Iván Rincón, disse que o Governo está "contente" com a designação de Dom Urosa. "A nosso país fazia falta um cardeal das condições espirituais dele, que manifestou ser um pastor de todos os venezuelanos, independentemente das ideologias políticas às quais pertençam".