Hoje, quarta-feira o Papa Bento XVI recebeu na Basílica Vaticana centenas de estudantes italianos e, em seguida presidiu a Audiência Geral na Sala Paulo VI, onde pediu a todos rezar pelo ministério que Deus lhe confiou para que o sustente no serviço cotidiano a toda a Igreja.

Antes de dirigir-se à Sala Paulo VI, o Papa se encontrou com um nutrido grupo de estudantes provenientes de diversas escolas católicas romanas e os exortou a que "olhando a Cátedra de São Pedro", vejam-se "estimulados a nutrir a vida pessoal e comunitária da fé fundada sobre o testemunho de Pedro e dos outros Apóstolos".

Já na Sala Paulo VI, Bento XVI fez uma catequese sobre a "Cátedra de São Pedro", lembrando que "o Bispo está chamado a custodiar e transmitir" à comunidade cristã "o ensinamento evangélico".

O Pontífice afirmou que "a Providência conduziu Pedro a Roma, onde concluiu com o martírio sua carreira a serviço do Evangelho. Por isso a Sé de Roma, que tinha recebido a maior honra, recolheu também a honra crédula por Cristo a Pedro de estar a serviço de todas as Igrejas particulares para a edificação e a unidade de todo o Povo de Deus".

Ressaltando a importância de Roma como a sede do sucessor do Pedro, o Papa lembrou aos "mais antigos Pais da Igreja, como por exemplo Santo Irineu, que descrevia a Igreja de Roma como ‘a maior e mais antiga, reconhecida por todos;… fundada e constituída em Roma pelos dois gloriosíssimos apóstolos Pedro e Paulo. Com esta Igreja, por sua exímia superioridade, deve configurar a Igreja Universal, quer dizer, os fiéis onde quer que estejam".

"A Cátedra do Bispo de Roma –continuou– representa portanto não só seu serviço à comunidade romana, mas também sua missão de guia de todo o Povo de Deus".

Deste modo fez notar que "celebrar a ‘Cátedra’ de Pedro significa, portanto, atribuir a esta um forte significado espiritual e reconhecê-la como sinal privilegiado do amor de Deus, que quer reunir toda sua Igreja e guiá-la pela via da salvação".

Ao manifestar sua predileção por uma citação de São Jerônimo, o Papa afirmou: "eu não sigo maior primado que o de Cristo; por isso estou em comunhão com sua beatitude, isto é, com a Cátedra de Pedro. Eu sei que sobre esta pedra foi edificada a Igreja".

Finalmente o Santo Padre convidou todos os fiéis a "rezar de modo particular pelo ministério que Deus me confiou, pedindo ao Espírito Santo que, com sua luz e sua força, sustente-me no serviço cotidiano a toda a Igreja".

Em seguida leu um resumo da catequese em diversas línguas, saudou os diversos grupos de peregrinos presentes, entoou o Pater Noster e deu a Bênção Apostólica.