Após a breve pausa por motivo de suas  férias nas montanhas do Vale d’Aosta, o Papa retomou nesta quarta-feira as catequeses sobre os salmos das Vésperas da Liturgia das Horas.

Dirigindo-se às 8.000 pessoas que lotavam a Sala Paulo VI, o Santo Padre falou de uma das  estrofes do Salmo 118 –o salmo mais longo do saltério-, “Promessa de observar os mandamentos de Deus”.

 Neste salmo, afirmou, descreve-se “o caminho da vida, freqüentemente escuro, mas no qual de repente o esplendor da Palavra de Deus rasga as trevas”.  “Cristo mesmo se apresentará como revelação definitiva com a imagem ‘Eu sou a luz do mundo’”, acrescentou.

 João Paulo II afirmou que o salmista evoca “os sofrimentos e os perigos da vida que deve enfrentar e que tem necessidade de ser iluminada e sustentada”.  “O fiel -continuou- sabe que avança pelas vias do mundo entre perigos, afãs e perseguições; sabe que a prova  está sempre à  espreita. O cristão, por sua vez, sabe que a cada dia deve carregar a cruz durante a subida a seu Calvário”.

 Apesar de tudo,  disse o Santo Padre, “o justo conserva intacta sua fidelidade”. “A paz da consciência é a força do fiel; sua constância em obedecer aos mandamentos divinos é fonte de serenidade. Quer ser totalmente fiel à vontade de seu Deus”.

“Por este caminho encontrará a paz da alma e conseguirá atravessar o nevoeiro escuro das provações, chegando à verdadeira alegria”, concluiu o Papa.