O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, chamou os candidatos à presidência e ao Congresso a não politizar o tema da defesa da vida e da família.

Durante seu discurso breve no programa de rádio Diálogo de Fé, o Cardeal se referiu às recentes discussões entre candidatos sobre a pílula do dia seguinte. Advertiu que quando um tema deste tipo é discutido em meio ao calor político, "distorce-se, abusa-se e se manipula".

"A Igreja ajuda, ilumina e defende a vida. Por isso é uma boa idéia que este tema técnico-científico seja bem estudado para que não o abordem apenas para a manipulação política", explicou.

Nesse sentido, esclareceu que quando os bispos opinam sobre este aspecto, o fazem com o devido conhecimento. Acrescentou que isso não é uma intromissão porque parte de sua missão pastoral é dar a conhecer a verdade sobre a vida e a família.

"Não brinquemos com a vida, com os princípios tão importantes de algo tão delicado como é a moral matrimonial. A Igreja ama a maternidade, a família, a vida, a verdade e realmente tem obrigação de dizê-la", afirmou o Cardeal Cipriani.