A associação Cáritas Bolívia lançará um plano de emergência para socorrer nove mil bolivianos de diversas regiões do país afetados por graves inundações e deslizamentos produto de intensas chuvas ocorridas no fim de janeiro.

A organização beneficente pediu apoio à rede internacional da Cáritas para enfrentar de maneira mais efetiva a emergência que causou, nas regiões de La Paz, Santa Cruz, Beni e Potosí; o saldo de 14 mortos e grandes danos materiais.

Atualmente, a operação de emergência vem coordenando com as cáritas locais a assistência sanitária de urgência aos danificados e a distribuição de mantimentos e roupa.

A Cáritas Bolívia espera implementar programas de recuperação da atividade agropecuária das várias comunidades rurais que perderam seus meios de vida como conseqüência do desastre.

Por sua vez, a Cáritas Internacional lançou a todas as cáritas do mundo um urgente chamado de provisão de recursos por um valor de 180 mil euros para apoiar a emergência da Bolívia, ao qual a Cáritas Espanha respondeu com o envio imediato de 30 mil euros.