O Papa Bento XVI nomeou o Pe. Kay Martín Schmalhausen Panizo, do Sodalício de Vida Cristã, Bispo da Prelatura de Ayaviri (Peru), tornando-se, a seus 41 anos de idade, o mais jovem prelado deste país e o sexto no mundo.

Dom Schmalhausen, até hoje Capelão e Professor de Ética na Universidade Católica São Paulo em Arequipa, nasceu em Lima em 27 de julho de 1964. Desde 1965 até 1975 viveu em Munique, Alemanha. Ao seu retorno ao Peru estudou no colégio alemão Alexander von Humboldt na capital peruana.

Em 1983 ingressou no Sodalício de Vida Cristã, sociedade de vida apostólica de direito pontifício nascida no Peru. Realizou sua formação filosófica e teológica em diversos centros formativos do Sodalício e em 1988 obteve o bacharelado em Teologia. Em 1989 realizou estudos na Pontifícia Universidade Bolivariana de Medellín. Realizou sua profissão perpétua em 14 de dezembro de 1989 e foi ordenado sacerdote em 16 de dezembro do mesmo ano, incardinando-se à diocese de Callao. Conforme com o novo ordenamento jurídico do Sodalício, em 2001 foi incardinado ao Sodalício de Vida Cristã.

Depois da ordenação, Dom Schmalhausen, desempenhou-se como Capelão e Assistente Espiritual do Movimento de Vida Cristã na diocese de Callao, Diretor do Departamento diocesano para as comunicações, Assessor da comissão diocesana para a família e Assistente Regional de espiritualidade da Região Peru de seu instituto. Desde 2003 é Capelão e Professor de Ética na Universidade Católica San Pablo, Diretor do Instituto para o Matrimônio e a Família e Responsável pela Associação Família de Nazaré em Arequipa.

O novo prelado irá suceder no governo pastoral da Prelatura Dom Juan Godayol, SDB, cuja renúncia foi aceita pelo Papa conforme com o cânon 401 § 2 do Código de Direito Canônico.

A província de Ayaviri está se localizada no departamento de Puno, ao sul do país, e é parte da bacia do Titicaca. A Prelatura foi erigida em 30 de julho de 1958. Conta com uma população de 179 mil e 300 pessoas e 98 por cento é católica.