A menos de dois meses das eleições presidenciais e federais, os bispos peruanos pediram aos diferentes candidatos "proteger a vida desde a concepção até a morte natural" e reconhecer a família como "célula natural e básica da sociedade".

Na mensagem "Compromisso Ético pelo Peru" emitido pela Conferência Episcopal Peruana (CEP) , os prelados rechaçaram o aborto, a eutanásia, e tudo o que implica a morte de seres humanos já concebidos, reconhecendo que "a política e o desenvolvimento dos povos sempre deverá estar subordinado ao respeito aos direitos fundamentais de toda pessoa humana".

Citando a encíclica "Deus é Amor" do Papa Bento XVI, os bispos recordaram que "o bem comum exige desenvolvimento humano integral e sustentado, portanto é obrigação dos políticos e governantes responder com programas eficazes e adequados às necessidades mais sentidas de seus concidadãos".

Informação veraz e voto responsável

Os bispos exortaram os candidatos presidenciais e federais a não cair em insultos e ofensas, bem como evitar os enfrentamentos e a superficialidade no tratamento dos verdadeiros problemas do país.

"É indispensável para os cidadãos escutar e confrontar as diferentes posições dos candidatos com sinceridade, objetividade e o devido respeito mútuo", anotaram.

Do mesmo modo, pediram aos eleitores peruanos um voto responsável, consente e amadurecido logo depois de um sério e objetivo discernimento da informação oferecida pelos candidatos.

Finalmente, os membros do Episcopado peruano insistiram aos meios de comunicação a ajustar-se às exigências da ética para não cair na propaganda manipuladora e garantir que os eleitores disponham de uma informação verdadeira e eficaz.