O Núncio Apostólico na Espanha, Dom Manuel Monteiro de Castro, assinalou que a primeira Encíclica do Papa Bento XVI, "Deus é Amor", é uma resposta do Santo Padre ao "ódio e a violência da sociedade atual".

Em uma mesa redonda organizada pelo jornal La Razón, Dom Monteiro de Castro destacou a atualidade do tema da encíclica,"porque na pequena família que são nossos lares e na grande família que é a sociedade, vemos vingança, ódio e violência. A resposta a isto é justamente o contrário, o que Papa propõe, que Deus é amor; de modo que a fé cristã está plenamente contida nesta expressão Deus caritas est".

O Núncio lembrou que o amor é "o coração da fé cristã. O coração é uma bomba maravilhosa que leva o sangue que dá vida a todo o ser humano. Assim é o amor de Deus para a vida cristã".

Na segunda parte de sua intervenção, o Arcebispo aprofundou na definição que o Santo Padre faz de Deus e a imagem que Dele tem o homem atual, e precisou que "o Papa desenvolve a imagem cristã de Deus que nos dá Jesus Cristo, e podemos vê-la nas parábolas do Bom Pastor, do filho pródigo, do samaritano".

"A imagem cristã de Deus é, não só a de um Deus criador, não só a de um Deus bom que escuta, mas também vai mais à frente, em um amor infinito que encontra sua plenitude em Jesus Cristo, com quem o cristão tem uma experiência de encontro pessoal", explicou.