O Arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner, lembrou o primeiro aniversário da partida à Casa do Pai de Irmã Lúcia, a última testemunha das aparições da Virgem na Fátima.

Em diálogo com a Rádio Vaticano, o Cardeal lembrou a morte da vidente ocorrida no Mosteiro Carmelita de Coimbra. Os outros pastorzinhos que testemunharam as aparições da Virgem em Fátima em 1917, Francisco e Jacinta Marto, foram beatificados pelo Papa João Paulo II no ano 2000.

O Cardeal Meisner, que visitou em várias ocasiões a religiosa, compartilhou com a Rádio Vaticano suas lembranças e impressões da religiosa carmelita. O Arcebispo de Colônia referiu-se a ela como uma "religiosa muito sóbria; era a tesoureira em seu mosteiro. Era uma irmã cheia de humor, de senso prático e de grande confiança em Deus".

Evocando seu último encontro há três anos durante uma visita a Fátima, o Cardeal Meisner recordou que lhe levou de presente uma batina branca do Papa João Paulo II. "ao entregar-lhe o presente -assinalou – tomou em seus braços e me disse: ‘Teria sido ainda melhor se o Papa estivesse dentro dela’".

Em 19 de fevereiro os restos mortais de Irmã Lúcia foram levados do mosteiro de Coimbra até o Santuário da Fátima. A religiosa falecida aos 97 anos de idade, jaz junto a seus parentes, os outros dois videntes de Fátima. A Igreja comemora os pequenos beatos Francisco e Jacinta Marto no dia 20 de fevereiro.