O Arcebispo de Valladolid, Dom Braulio Rodríguez Plaza, assinalou que o anúncio de um grupo aconfessional de ir aos tribunais para pedir a retirada de símbolos religiosos de uma escola pública é parte do "fundamentalismo laicista" que impera no país.

Conforme informa a Europa Press, o Arcebispo de Valladolid assinalou que o pedido da Associação Cultural Escola Laica (ACEL) para retirar os símbolos religiosos do colégio público Macías Picavea, nasce do "fundamentalismo laicista" que existe na Espanha e assinalou que se lhes incomoda que em uma sala possa haver um crucifixo, "deve ser por alguma coisa".

Do mesmo modo, o Prelado indicou que Jesus Cristo é bom para a humanidade, diante do que se questionou a necessidade de ter que retirar os símbolos. "Tiram-no e com seu pão o comem", assinalou e precisou que a legislação diz que a Espanha é um estado aconfessional mas não "contra-confessional".

Um porta-voz de ACEL, Fernando Pastor, explicou que a organização irá aos tribunais para defender o direito dos pais a exigir a retirada dos símbolos religiosos do edifício de primária do colégio, amparando-se no direito à liberdade de consciência.