Cerca de 400 pessoas morreram na Bélgica por práticas de eutanásia durante o ano de 2005, número que duplicou a mesma taxa de mortes registrada há quatro anos, quando a prática foi legalizada no país.

Segundo o site pró-vida LifeSiteNews.com, a Bélgica legalizou a eutanásia em 2002, logo depois da Holanda também aprovar; tornando-se assim o segundo país europeu a legalizá-la.

Durante o primeiro ano de vigência da lei, 200 pessoas foram assassinadas com este procedimento. Deste então, a taxa sempre tem aumentado. Em 2004, as mortes por eutanásia chegaram a 360.

O serviço informativo Evening Echo News precisou que um terço deste tipo de homicídio inclui algum tipo de procedimento cirúrgico. Em alguns casos, o tratamento médico para atender o doente terminal se detém ou não se inicia, indicou Wim Distelmans, chefe do Comitê Belga de Avaliação de Eutanásia.

80 por cento dos casos reportados de eutanásia são realizadosna região de Flanders, aonde existe uma rede de médicos "especializados" neste procedimento.