O Centro Jurídico Tomás Moro (CJTM) abriu um processo contra o artista italiano Leo Bassi e os proprietários do teatro Alfil de Madrid, onde se apresenta até 12 de março a obra "Revelação" que ataca frontalmente a fé católica.

O conteúdo da obra e a intenção de Bassi, como reconhece ele mesmo na representação da mesma, é ofender a todo aquele que tenha crenças religiosas, o que é criminalizado no artigo 525.1 do Código Penal. Além disso, como medida preventiva, o CJTM solicitou a suspensão da apresentação.

Segundo um porta-voz do CJTM, Javier Pérez-Roldán, "ultimamente parece que certo tipo de artistas se empenharam em ofender gratuitamente os sentimentos mais profundos de uma imensa maioria da civil".

"Há quem acredite gozar de impunidade para delinqüir amparando-se na liberdade de criação artística. Está se instaurando dois pesos e duas medidas, pois estes mesmos artistas censuram qualquer crítica razoável e respeitosa contra determinadas minorias e entretanto querem gozar do privilégio de mofar-se de maneira áspera e ridícula, com o único fim de ofender os sentimentos e crenças da maioria", adicionou.