O Bispo de Texcoco e Secretário Geral da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), Dom Carlos Aguiar Retes, destacou o papel ativo que têm os católicos latino-americanos nos preparativos para a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe a celebrar-se no próximo ano em Aparecida, Brasil.

O Prelado explicou que os interessados podem enviar suas apreciações ou sugestões sobre a V Conferência Geral quer seja através de seus movimentos, paróquias, colégios, universidades ou dioceses.

Acrescentou que "todas as contribuições que as pessoas ou instituições enviarem serão avaliadas atentamente por uma equipe de especialistas do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM)".

Dom. Aguiar Retes destacou o fato de que a V Conferência Geral se realize neste continente e assinalou que é um dos principais motivos pelos quais milhares de latino-americanos estão muito interessados em enviar suas opiniões sobre o evento.

Finalmente, o Bispo de Texcoco informou que de 13 a 16 de fevereiro em Toronto se realizará o Encontro Anual de Bispos da América aonde participarão prelados provenientes do Canadá, Estados Unidos e América Latina.