A superiora geral da congregação das Irmãs da Caridade da Assunção anunciou o reconhecimento oficial do Vaticano de Dom Luigi Giussani como fundador desta comunidade.

A superiora geral, Irmã Gelsomina Angrisano, informou através de uma nota que a Congregação para os Institutos de Consagrada e a Sociedades de Vida Apostólica reconheceu oficialmente ao fundador do Comunhão e Libertação, falecido há quase um ano, como fundador de sua congregação religiosa feminina.

Trata-se de "um reconhecimento que dá razão de quarenta anos de amizade, incrivelmente humilde e gratuita, que Dom Giussani teve conosco", indicou a religiosa e explicou que a resposta da Santa Sé atendeu ao pedido da mesma congregação que solicitou reconhecer "Dom Luigi Giussani como fundador das Irmãs da Caridade da Assunção, junto com o Padre Stefano Pernet".

A mencionada congregação foi criada por decreto pontifício em 1993 como instituto autônomo separado das Pequenas Irmãs da Assunção, fundado na metade do século XIX na França pelo Padre Stefano Pernet e ao qual, desde os anos 60, ingressaram muitas jovens integrantes do Comunhão e Libertação.

A religiosa explicou que "os acontecimentos eclesiásticos do pós-Concílio levaram a uma progressiva diferenciação" entre ambas as comunidades que deu como resultado "o nascimento de uma nova família religiosa, que encontrou em Dom Giussani uma guia para viver hoje o carisma do fundador Padre Pernet".

Atualmente, o instituto está formado por cerca de cem religiosas em Milão, Turim, Trieste, Roma, Nápoles e Córdoba (Espanha). As integrantes estão comprometidas em atividades de assistência a doentes, idosos e crianças em dificuldade.