Com uma Missa de ação de graças e um ato acadêmico que ressaltou a figura e vigência do pensamento tomista, a Universidade Católica de Valência "São Vicente Mártir" celebrou a festividade de Santo Tomás de Aquino, declarado patrono das universidades católicas e centros de estudo em 1880.

A festividade do Doutor Angélico reuniu no campus de Valência-Santa Úrsula o reitorado, membros do patronato, claustro de professores, pessoal de administração e serviços e alunos da Universidade.

Tanto a Missa quanto o ato acadêmico foram presididos pelo Bispo Auxiliar de Valência, Dom. Esteban Escudero, que animou os professores a participar do Congresso Teológico e Pastoral que se celebrará durante o V Encontro Mundial das Famílias em Valência.

No ato acadêmico, o teólogo dominicano Juan José Gallego ofereceu a aula magistral "A vigência do pensamento tomista". O vice-chanceler da casa de estudos, José Raga, agradeceu ao Pe. Gallego sua reflexão destacou o "importante trabalho da ordem de pregadores e os grandes intelectuais que deram à Igreja e à humanidade".

O reitor da universidade, José Alfredo Peris, fez regência à nova encíclica do Papa Bento XVI e ao próprio Santo Tomás para lembrar "a primazia do amor".

"Sejam quais forem as mudanças que se aproximam, seguiremos procurando dotar de qualidade científica e pesquisadora à vocação de serviço de nossos estudantes, seguiremos oferecendo modos e meios para que façam de sua profissão um exercício de serviço, vocação e, portanto, de amor", indicou.