O Arcebispo do São Domingos, Cardeal Nicolás do Jesus López Rodríguez, exigiu que governo dominicano aplique leis mais drásticas para regulamentar a posse de armas de fogo e "evitar que as balas perdidas continuem enchendo de luto as famílias dominicanas".

"Acredito que a situação merece desarmar a população e não sendo assim, devem-se aplicar leis mais exigentes e sem condescendência com ninguém, porque se a norma é aprovada e depois vem um suborno não temos nada que falar", acrescentou o Cardeal.

O Cardeal López Rodríguez se mostrou de acordo em que a venda de balas seja cobrada com um imposto alto para evitar que "pessoas irresponsáveis continuem atirando no ar apenas para comemorar algo".

"Nas ruas há gente que acha normal que alguém porte uma arma mas não se dão conta de que muitas destas pessoas estão irregulares e não pedem permissão a ninguém para matar qualquer um", anotou.

Recentemente, a imprensa local revelou que na República Dominicana não leva mais de duas horas para um usuário adquirir pela primeira vez uma licença para a posse de armas de fogo, devido à rapidez do sistema digital vigente.