O Patriarca de Bagdá para os católicos caldeus, Sua Beatitude Emmanuel III Delly, salvou-se de morrer nos atentados contra seis templos cristãos que no último domingo, dia 29, sacudiram Bagdá e Kirkuk.

O Patriarca não esteve presente no atentado contra a igreja da Santa Maria, graças a que os controles de segurança que existem em diversas ruas de Bagdá, atrasaram sua chegada ao templo em alguns minutos.

Marie-Ange Siebrecht, chefe da Seção do Oriente Médio da associação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), assinalou que constantemente "chegam notícias da crise iraquiana, entretanto, o mundo não é absolutamente consciente do sofrimento" dos cristãos.

Neste sentido, chamou os cristãos de todo o mundo a ser solidários com "nossos irmãos e irmãs iraquianos, que estão experimentando tanta dor nestes momentos e que precisam de nossas orações e nosso apoio, seja como for".

No último domingo, seis Igrejas foram o objetivo de uma rede de atentados em Bagdá e Kirkuk, que deixaram pelo menos três mortos e mais de 20 feridos. Outra bomba estalou perto da Nunciatura Apostólica.

Segundo as informações, entre a população circula a idéia de que os terroristas foram exortados por clérigos muçulmanos a responder violentamente contra as vinhetas publicadas no jornal dinamarquês Jyllands-Posten, as quais denigrem a figura do profeta Maomé.

Por outro lado, também se informou de ataques verbais e físicos contra universitários cristãos em Bagdá e Mosul, onde estudantes islâmicos os qualificaram de não crentes e agentes americanos.