O Arcebispo de Corrientes, Dom Domingo Castagna, advertiu que na sociedade contemporânea parece imperar uma "ditadura ideológica" que se irrita com "coerência incorruptível" da Igreja e seu anúncio da verdade.

O Prelado denunciou as "afirmações inspiradas em princípios abertamente anti-evangélicos"; assim como "a ignorância e o desejo de justificar verdadeiras aberrações morais".

Dom Castagna expressou seu desejo de que os homens e mulheres inteligentes de hoje descubram que a verdade vem de Jesus Cristo. Explicou que a fidelidade a Ele "é indispensável para fazer efetivo a contribuição de nossa fé na busca, às vezes angustiada, de respostas e acertadas soluções".

"A fé cristã não se opõe à razão, como afirma irrefletidamente um filósofo francês contemporâneo. Ao contrário: a sustenta e ordena, ilumina e fortalece", assinalou em sua alocução radial.

Do mesmo modo, o Arcebispo argentino explicou que para ordenar a mente se requer restabelecer a hierarquia dos valores humanos". Nesse sentido, indicou que a Igreja apresenta "um elenco de direitos humanos" indeformáveis que Deus deu conforme cada homem, "além de seus merecimentos ou culpas pessoais".

"Esse elenco está liderado pelos direitos básicos –à vida, ao ensino, à saúde, ao trabalho etc.–, mas se estende a exigências inadiáveis que abrangem o desenvolvimento da vida pessoal, familiar e social", afirmou Dom Castagna.