Durante o Ângelus deste domingo, no qual pronunciou uma oração pela paz mundial, o Papa Bento XVI destacou a importância da caridade e da vida consagrada na Igreja.

Falando de sua primeira encíclica "Deus é Amor" o Santo Padre destacou a primazia da caridade na vida da Igreja e expressou seu desejo de "lembrar que testemunho privilegiado desta primazia são os Santos, os quais têm fizeram de sua existência um hino a Deus Amor".

Fazendo referência à variedade de Santos e diversos carismas, o Papa recordou que "na verdade, toda a história da Igreja é história de santidade, animada pelo único Amor que tem sua fonte em Deus".

"Somente a caridade sobrenatural - continuou- como aquela que brota sempre nova do coração de Cristo, pode explicar o prodigioso florescimento, através dos anos, de Ordens, Institutos religiosos masculinos e femininos e de outras formas de vida consagrada".

O Pontífice assinalou que o elenco de homens e mulheres Santos, "leva-nos a considerar a importância da vida consagrada como expressão e escola de caridade"; recordou que o Concílio Vaticano II destacou "a imitação de Cristo na castidade, a pobreza e a obediência está completamente orientada à consecução da caridade perfeita"; e recordou que no próximo dia 2 de fevereiro festa da Apresentação do Senhor, a Igreja celebra a Jornada da Vida Consagrada.

O Santo Padre assegurou que, seguindo o costume de seu Predecessor, presidirá na Basílica de São Pedro, a Missa vespertina a que assistem consagrados e consagradas que vivem em Roma.

"Agradeceremos juntos a Deus pelo dom da vida consagrada e rezaremos para que ela continue sendo no mundo sinal eloqüente de seu amor misericordioso."

Ao finalizar o Ângelus, rodeado por duas crianças, o Papa Bento soltou uma pomba branca ao concluir uma oração pela paz mundial.