Depois que um incêndio de considerável envergadura destruíra ontem a sede do Episcopado da diocese de Tenerife, seu Bispo, Dom. Bernardo Álvarez, declarou que entende este doloroso evento como um convite de Deus a realizar um "episcopado da pobreza".

"Deus dos males tira bens", disse o Prelado a uma rádio local e pediu apoio moral e material às instituições e pessoas das ilhas porque "um bispado é algo mais que um edifício, o que implicará um esforço enorme".

Do mesmo modo, o Bispo agradeceu as mostras de solidariedade de todos os habitantes e as ligações de apoio de sacerdotes e amigos de toda a Espanha.

Dom Álvarez disse que, deixada para trás a comoção do momento, pediu a Deus "muita paciência". Ontem, durante os momentos mais críticos do incêndio, comentou o Prelado, "lembrei-me do santo Jó para me dar confiança acima de tudo, já que o resto, os bens materiais, perdeu-se tudo".

Segundo o Bispo de Tenerife inicia uma nova etapa em seu episcopado, apesar do acontecido "não deve se desesperar". "A Igreja necessita de instituições, mas não é o mais fundamental. O importante é ter cristãos, gente de fé", concluiu.