O Arcebispo de Tegucigalpa,. Card. Oscar Andrés Rodríguez Madariaga, assinalou em uma mensagem difundida nesta segunda-feira, que o modelo econômico neoliberal desenvolvido em Honduras privilegiou as minorias e empobreceu mais de 80 por cento do país.

Na mensagem à nação centro-americana, o Cardeal insistiu ao governo eleito e aos novos funcionários públicos a tornarem-se em fiéis servidores da população. Do mesmo modo, exortou a deixar de lado seus interesses particulares e a impulsionar os planos e programas de desenvolvimento estabelecidos. Para o Cardeal, a primeira responsabilidade dos novos funcionários é a solidariedade com os excluídos, aos quais devem destinar-se recursos da comutação da dívida.

Por outro lado, o Arcebispo indicou que a descentralização administrativa para dar mais participação às instâncias municipais e a estratégia para a redução da pobreza precisam ser sustentados. Lembrou também que por detrás de cada voto depositado nas urnas vive a esperança de profundas mudanças para um futuro melhor, e advertiu que os recursos da comutação da dívida devem ser distribuídos "de forma transparente, organizada e efetiva".

A dispensa da dívida permite agora ao país dispor de 212 milhões de dólares anuais para investir em projetos de água potável, saneamento, lanche escolar, educação, saúde, medicamentos, irrigação e outros gastos.