Como antecipação da multitudinária marcha pela vida na capital norte-americana, com ocasião do aniversário da decisão Roe contra Wade, que legalizou o aborto nos Estados Unidos, os pais de Terri Schiavo foram premiados em uma cerimônia no Congresso, enquanto do lado de fora centenas de milhares de manifestantes escutaram as palavras de ânimo do Presidente Geroge W. Bush.

Nesta 12° marcha pela vida, fizeram-se presentes diversos oradores como o reverendo Rob Schenck do National Clergy Council, que enfatizou a mudança política e social a favor da vida. Por sua vez, Steven Paroutka do National Pro-Life Action Center afirmou que os sinais de mudança abrem o caminho para o fim da sentença do caso Roe vs Wade; o que foi celebrado com uma grande ovação.

Mais de 50 pessoas dirigiram as orações e a leitura da Bíblia no encontro; e um coro de 25 batistas jovens cantou enquanto o Pe. Frank Pavone, Presidente do National Clergy Council, terminava sua intervenção com um canto em latim que dedicou à falecida Terri Schindler Schiavo quando a acompanhou durante suas últimas horas de vida.

Os pais de Terri, Bob e Mary Schindler, e seu irmão Bobby estiveram presentes na marcha e receberam um prêmio do National Pro-Life Religioius Council, auspiciador do evento.

Intervenção do Presidente Bush

O presidente George W. Bush falou às centenas de milhares de manifestantes através de uma ligação telefônica transmitida à multidão:

"Vocês acreditam, como eu, que cada vida humana tem um valor, que é dever do forte proteger o fraco, e que as evidentes verdades da Declaração de Independência se aplicam a todos, não só aos que se considera saudáveis ou desejados ou convenientes", indicou o mandatário.

"Quero agradecer –prosseguiu– a todos os presentes a aprovação da lei que impede o aborto por nascimento parcial, uma lei que assinei orgulhosamente e que vamos defender vigorosamente em nossos tribunais. Porque atuamos e as crianças que nascerem apesar de uma tentativa de aborto estão protegidas pela lei agora".

O Presidente dos EUA também lembrou que há ainda muito por fazer quanto às leis para proteger os bebês que são levados de um estado a outro para serem abortados. Destacou deste modo que "temos que respeitar a vida e dignidade humana no avanço da ciência; no que estamos progredindo. No mês passado assinei uma lei que aprovava a pesquisa com células-tronco provenientes do cordão umbilical. Renovo por isso meu chamado ao Congresso para que proíba toda forma de clonagem humana, porque este é um dom de nosso Criador e não deve ser usado nunca como um meio para chegar a um fim, razão pela qual não aprovaremos a criação de vida apenas para destrui-la".

Finalmente o mandatário destacou que ao mudar as leis é possível mudar a cultura; e exortou os presentes a persuadir outros americanos da defesa da causa pró-vida "que está enraizada nos princípios mais profundos dos Estados Unidos".