Esta semana um grupo de demandantes anônimos representados pela organização radical Americans United for Separation of Church and State (Americanos Unidos pela Separação de Igreja e Estado), decidiu retirar o processo judicial que abriu em dezembro de 2004 contra o governo federal para evitar que este financiasse a preservação das históricas missões da Califórnia.

Os promotores da queixa informaram que decidiram retirar a questão porque na prática, o Parlamento não orçou recursos para preservar estes templos, entretanto para alguns analistas a decisão obedece a que o grupo separatista quis evitar participar de uma audiência em um tribunal federal prevista para esta quinta-feira.

Em abril do ano passado, o Becket Fund for Religious Liberty (Fundo Becket para a Liberdade Religiosa) apresentou uma moção para evitar que a demanda detivesse o uso de dez milhões de dólares aprovados pelo Congresso para restaurar e preservar as igrejas históricas das missões católicas que deram origem a todo o estado da Califórnia.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O grupo demantante reclamaou que considerando que algumas destas igrejas ainda oferecem serviços religiosos, nenhuma das missões –algumas delas consideradas como as mais antigos da Califórnia— deveriam ser preservadas com o uso de recursos federais.

A missões são os monumentos históricos mais visitados da Califórnia e a cada ano são freqüentadas por todos os alunos que cursam o 4o grau como parte do programa acadêmico aprovado para as escolas públicas.