A plataforma cidadã HazteOir.org informou que o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF) já reconhece a abstinência como o único método 100 por cento eficaz para combater o contágio de AIDS no mundo.

Segundo esta organização, "UNICEF, informa em sua página na Internet que o único método 100 por cento seguro para não contrair a doença é atrasar o momento da primeira relação sexual e guardar a fidelidade matrimonial. Só em terceiro lugar fala dos preservativos como prevenção para a deonça, unindo-se assim à estratégia ABC (abstinence, be faithful, condom) que boa parte da comunidade científica propugna".

Embora não se oferece a direção Web do relatório, HazteOir.org sustenta que nele, UNICEF afirma que "o único método que oferece a segurança aos 100 por cento de não contrair o HIV durante um contato sexual é a abstinência. Para a maior parte dos jovens, isto significa na prática atrasar a idade em que se têm as primeiras relações sexuais".

Do mesmo modo, refere-se à fidelidade como fator de proteção para o casal, sempre que nenhum dos dois tenha sido infectado previamente pelo vírus. A UNICEF não deixa de mencionar os preservativos, mas adverte que "como às vezes rompem ou se saem, não são um método 100 por cento seguro".

"HazteOir.org considera que a transparência da Unicef ao assinalar esta estratégia constitui um passo firme para a solução de uma doença que se cobrou cinco milhões de vítimas novas em 2005", sustenta o grupo.

Além disso, pede "ao Ministério da Saúde que desenvolva campanhas de prevenção da AIDS que promovam entre os jovens uma verdadeira educação no amor e no respeito, e a abstinência como método infalível de luta contra a AIDS, em lugar de centrar seus esforços em difundir o uso do preservativo, que leva a aumentar a promiscuidade e não é 100 por cento seguro".